Pesquisadores do Facebook e da Universidade de Tel Aviv desenvolveram um sistema capaz de criar animações a partir de imagens estáticas, e a equipe da rede social imagina que seria possível aplicar as descobertas aos perfis de seus usuários.

A técnica consiste em usar um software que mapeia expressões faciais em um vídeo e depois as transfere para a foto. Como explica o Digital Trends, o sistema aplica várias marcações ao rosto do vídeo e os analisa à medida que as expressões mudam; então, as mesmas marcações são feitas na foto e o programa consegue animá-la com base no que aprendeu.

publicidade

O software também faz uma série de retoques para que o resultado não fique esquisito, chegando ao ponto de acrescentar dentes à boca de uma pessoa, caso ela não os revele na foto original.

publicidade

No vídeo demonstrativo, os pesquisadores mostram como essas técnicas poderiam ser aplicadas ao Facebook. Em vez de postar um vídeo no perfil, a pessoa poderia manter uma foto e a rede social se encarregaria de animá-la como se ela fosse parte do jornal Profeta Diário, da série “Harry Potter”.

Essa animação, depois, poderia reagir às interações de outros usuários. Por exemplo, se você curtisse um post dessa pessoa, a foto dela sorriria, se você usasse o botão de reações para indicar raiva, a foto mostraria a pessoa brava.