Na quarta-feira (24), a Ford anunciou um investimento de US$ 500 milhões e uma participação minoritária na Rivian, uma startup que fabrica veículos elétricos. Esse é um nome que vem se tornando um potencial rival para a Tesla. Em um comunicado, a Ford e a Rivian disseram que “concordaram em trabalhar juntas para desenvolver um novo veículo elétrico de bateria da próxima geração para o crescente portfólio de veículos”.

A Ford já vem planejando carros a base de energia sustentável e afirma que o acordo com a Rivian é uma “oportunidade significante” para obter um novo modelo mais rápido e mais barato. Ao que tudo indica, a montadora está contando com a parceria para acelerar os esforços para desenvolver uma série de carros e caminhões elétricos, enquanto também impulsiona as operações, reduz custos e aumenta a lucratividade.

No início deste ano, a Rivian também anunciou um investimento de US $ 700 milhões liderado pela Amazon. Em pouco tempo, a startup fundada em 2009, tornou-se a principal rival da Tesla no florescente mercado de captadores elétricos e atraiu a atenção da tradicional indústria automobilística de Detroit.

O CEO da Rivian, RJ Scaringe, apontou que essa é uma boa oportunidade para aprender com uma empresa grande em termos de especialização em fabricação, “especialmente quando se trata de estruturas leves e, é claro, como eles efetivamente gerenciam a produção”. A Ford já esteve ligada a pelo menos uma outra startup de veículo elétricos em 2017 chamada Lucid Motors, mas ela acabou quebrando.

publicidade

O presidente da Ford, Bill Ford, disse que “conheceu o RJ, e nós compartilhamos o objetivo comum de criar um futuro sustentável para nossa indústria através da inovação”.

 

Via: The Verge