As empresas que desejam testar seus carros autônomos terão mais facilidade na Flórida. O governador do estado, Ron DeSantis, recentemente assinou um projeto de lei que permite testes em veículos autônomos, sem a necessidade de ter um motorista de backup. Ele também muda a forma como a lei se aplica às mensagens de texto e à direção, em que os ocupantes dentro de um veículo autônomos estarão isentos as penalizações caso estejam no celular ou com alguma outra distração. A medida entrará em vigor em 1º de julho.

Os carros autônomos percorreram um longo caminho, mas, na maioria das vezes, ainda não sabemos como a tecnologia se sairá em situações do dia-a-dia. É por isso que, apesar de haver centenas, se não milhares de horas de testes, a regra geral é que um motorista de “backup” humano deve estar sempre no carro. Isto é para que, caso algo dê errado, o motorista humano possa pisar nos freios ou assumir o volante para controlar a situação. No entanto, isso vai mudar.

A nova lei prevê que carros autônomos fossem testados sem o apoio de pessoas. Isto significa que você não deve se surpreender se ver carros na estrada andando sozinhos sem ninguém dirigindo. Em um comunicado divulgado por DeSantis, “assinar essa legislação abre caminho para a Flórida continuar como líder nacional em inovação de transporte e avanço tecnológico”.

A questão é se a tecnologia está pronta ou não. Embora os acidentes de trânsito autônomos ainda sejam relativamente raros, existem preocupações de que o acidente fatal do Uber e outros incidentes sejam sinais de que esse tipo de direção ainda tem um caminho a percorrer antes de ser verdadeiramente segura para testes públicos 100% autônomos.

publicidade

 

Via: Engadget