A Mozilla finalmente anunciou um recurso que vinha sendo desenvolvido há quase um ano pela empresa. Agora, o Firefox passa a exibir um aviso quando os usuários estiverem acessando um site que tenha sofrido um vazamento de dados há pelo menos 12 meses.

Em setembro, a Mozilla lançou o Firefox Monitor, um serviço que ajuda a garantir a segurança das contas dos usuários ao monitorar a web. A solução é bastante simples: basta informar um e-mail no campo em branco e clicar em Scan para que o Monitor faça uma pesquisa rápida no próprio banco de dados. A página, em seguida, mostra em quais vazamentos recentes o endereço foi mencionado e quais informações a mais foram divulgadas – senhas, eventuais documentos, nomes de usuário e mais.

Agora, o Firefox Monitor também vai notificar no seu navegador para desktop quais websites tiveram os dados hackeados. O recurso será lançado nas próximas semanas, mas estava em desenvolvimento desde 2017.

Como é possível ver na imagem abaixo, as notificações aparecem quando os usuários do Firefox visitam um site que foi hackeado no passado. A notificação solicita ao usuário clicar em “Verificar o Firefox Monitor” para ver se o site em questão foi ou não afetado por uma violação de dados recentemente.

publicidade

Reprodução

De acordo com a Mozilla, o alerta do navegador aparecerá no máximo uma vez por site e apenas para violações de dados que ocorreram nos últimos 12 meses.

Os desenvolvedores da Mozilla afirmam que não querem alarmar os usuários ou criar qualquer tipo de ruído na internet. Porém, os donos dos websites denunciados pelo Firefox não vão gostar do fato dos seus visitantes receberem uma mensagem dizendo que houve uma brecha na segurança. Contudo, acredito que essa é uma excelente forma de pressionar as empresas a entregar um serviço de maior qualidade, bem como mostrar aos usuários que existem sim muitos riscos na rede.

E aí, este tipo de recurso faz com que você pense em trocar o seu navegador padrão para o Firefox?

Fonte: Mozilla