A Fundação Mozilla, responsável pelo navegador Firefox, liberou uma versão pública de seu mais novo navegador, o Firefox Fenix. Agora, qualquer pessoa pode ter acesso à nova edição do browser e testar as novidades.

Há alguns meses, a Mozilla anunciou seus planos para tentar ganhar mais participação de mercado no setor móvel. Para isso, ela vai abandonar a versão atual do Firefox para Android. Ela doi criada do zero e deve absorver as funções do Firefox Focus, que é mais focado em privacidade.

Segundo a empresa, o novo navegador apresenta uma interface mais leve e minimalista. Além disso, há a promessa de que ele seja duas vezes mais rápido que as versões atuais do Firefox que estão disponíveis.

Pelo que se pode observar, o novo navegador possui um design ligeiramente diferente do que estamos acostumados. A tela inicial apresenta a opção de abrir uma nova guia, fazer uma pesquisa direta e gerenciar suas “Coleções”, ou seja, os seus favoritos. A barra de endereços fica na parte inferior da tela, inclusive com botões dedicados a compartilhamento direto de links.

publicidade

Reprodução

A ideia da empresa é que, no início de 2020, a Mozilla possua apenas um navegador Firefox para dispositivos móveis. Os outros serão descontinuados ou absorvidos pela versão Fênix. Para testar a versão de testes do novo navegador, o usuário deve baixar o aplicativo Firefox Preview na Google Play. No momento, ele só está disponível para Android.  

Via: Xataka Android