O Firefox vai ganhar um serviço de VPN integrado nos próximos meses. A Mozilla anunciou nesta terça-feira, 23, que ofertará um serviço de rede privada a um pequeno grupo de usuários do navegador, por enquanto limitado aos Estados Unidos. A novidade deve oferecer maior segurança ao usar conexões Wi-Fi públicas e a proteger a privacidade do internauta.

Para quem não conhece, os serviços de VPN oferecem uma rede privada que criptografa a conexão entre o dispositivo do usuário e os servidores. Assim, torna-se mais difícil que terceiros, como governos e operadoras de telefonia, tenham acesso às informações do seu tráfego, como os sites acessados. Por fim, trata-se de uma opção indicada para redes Wi-Fi públicas, onde há um risco maior de interceptação de informações.

publicidade

A conexão de VPN no Firefox será oferecida através da ProtonVPN. A Mozilla afirma que conduziu uma vasta investigação com provedores de redes privadas para encontrar opções que respeitassem a privacidade dos usuários. A organização afirma ainda que a parceria ajudará no financiamento dos seus trabalhos.

Por enquanto, a oferta de VPN será limitada a apenas alguns usuários dos Estados Unidos, devendo ser expandida gradualmente. O Firefox não é o primeiro navegador a oferecer esse tipo de conexão. Atualmente, o Opera também oferece um serviço de conexão via rede privada nativamente.