Google testa filtro de data 'in-line' no buscador

O usuário pode escolher o período exato para os resultados de sua pesquisa, mas o processo não é exatamente amigável

O Google está testando a opção de filtrar os resultados de pesquisa por datas específicas diretamente na caixa de pesquisa no celular e na web. Atualmente, apenas usuários da versão desktop da Pesquisa do Google podem escolher um período de tempo "de" e "até" para os resultados, por meio de uma caixa personalizada para a função. Já os que usam a versão web e para dispositivos móveis têm opções limitadas na busca (última hora, 24 horas, semana, mês e ano) — o que implica ir e voltar entre abas suspensas e campos de entrada.

Como parte do experimento, existem os comandos "before:" e "after:" ("antes" e "depois", respectivamente), que podem ser usados individualmente ou combinados para obter datas personalizadas nos resultados de pesquisa. Assim, ao digitar "vingadores ultimato after: 2019-04-01", os resultados que aparecem foram poblicados depois da data especificada. O mesmo se aplica a "vingadores ultimato before: 2019-04-01".

Além disso, pode-se combinar os dois comandos para pesquisar um período de tempo definido. Pode ser, por exemplo, "vingadores ultimato after: 2019-03-01 before: 2019-03-05". O processo é mais rápido quando se insere apenas o ano — o Google traduz automaticamente nas datas completas, do primeiro ao último dia do ano especificado.

Para testar a função, a reportagem do Olhar Digital tentou usar a tradução dos comandos — "antes:" e "depois:" —, mas elas não foram reconhecidas. Ou seja, para utilizar o recurso, o usuário deve escrever os comandos em inglês e incluir as datas no padrão internacional (ano-mês-dia ou ano/mês/dia). 

O Google acrescenta que vai descartar a opção "sort-by-date", com exceção da pesquisa de notícias, em razão da falta de uso. Além disso, pode ser que ele oculte as datas de publicação das páginas de resultados (mas isso ainda está em estudo e não seria aplicado ao guia "Notícias"). A companhia alega que falta um padrão para datas na web e corre-se o risco de publicar datas imprecisas.

Os novos recursos estão disponíveis atualmente em versão beta e serão lançados em breve.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ