Um problema de fabricação vai obrigar ninguém menos que a Ferrari a fazer o recall de 2.150 carros na América do Norte. Segundo o Cnet, o culpado por esse transtorno é um separador de vapor de combustível, que poderia rachar, permitir o escape de gases e, potencialmente, levar a um incêndio. Os veículos atingidos são o LaFerrari Aperta 2017, o 488 Pista 2019 e mais uma lista de modelos 2018-19: 488 GTB, 488 Spider, 812 Superfast, GTC4Lusso e GTC4Lusso T.

A Ferrari afirma que a peça defeituosa é de um fornecedor e, desde que o problema foi informado, ela já foi consertada na linha de produção. A empresa recebeu os primeiros relatos de vazamento em carros de clientes por meio de suas concessionárias.

Essa quantidade de 2.150 automóveis pode não soar como um monstro à primeira vista. De fato, comparado a outros grandes recalls – como um realizado pela Honda durante essa semana, que envolveu 1,1 milhão de veículos – o número não assusta. Porém, é importante lembrar que estamos falando da Ferrari, uma empresa que entregou apenas 9.251 carros pelo mundo em 2018.

Ao menos, existe uma boa notícia nessa história: os motoristas serão alertados em caso de vazamento. Segundo a Ferrari, a luz do motor vai acender e uma mensagem vai aparecer no painel eletrônico nessas situações, solicitando que os proprietários levem o carro a uma concessionária. A grande maioria dos carros afetados foram construídos recentemente, até outubro de 2018 – o LaFerrari Aperta é o único modelo mais antigo, de outubro de 2017.

publicidade

A Ferrari vai notificar os clientes norte-americanos sobre a ação de recall a partir de abril. O problema será resolvido, claro, sem custos ao usuário, substituindo o separador de vapor de combustível em todos os veículos envolvidos.