O Sound Search, a ferramenta de identificação de músicas do Google, teve sua capacidade  consideravelmente aperfeiçoada. Isso porque ele passa usar diversas tecnologias do Now Playing – ferramenta que usa a tecnologia de machine learning e que fora lançada para o Pixel 2 – e agora passa a reconhecer dezenas de milhões de músicas. A informação foi divulgada no blog de Inteligência Artificial da empresa. 

O Now Playing funciona a partir da utilização de redes neurais convolucionais, que dão às músicas uma espécie de impressão digital única, baseada em gravações de oito segundos. Agora, o Google anunciou que quadruplicou o número de redes neurais envolvidas e ampliou o tamanho de cada incorporação (embedding) de 96 para 128, dobrando a densidade de cada uma delas. O resultado é que a ferramenta é capaz de trabalhar de forma mais eficiente para encontrar e identificar músicas, já que essas medidas reduzem a quantidade de trabalho que uma rede neural precisa fazer para armazenar o áudio de entrada de alta dimensão em uma incorporação de baixa dimensão. 

Além disso, para ampliar a efetividade do Sound Search e evitar falsos resultados, o Google está ajustando os critérios para as músicas com base em sua popularidade. As canções mais famosas têm um limite de correspondência menor que as menos populares. Isso garante maior precisão em relação à música que o usuário está tentando encontrar, além de permitir que os desenvolvedores da ferramenta possam adicionar canções mais desconhecidas em seu banco de dados sem comprometer a pesquisa de identificação.

Mesmo com essa evolução na questão da identificação, o Google reconhece que a sua ferramenta ainda tem bastante espaço para evoluir. Seus desenvolvedores afirmam que o reconhecimento, por vezes, falha quando a canção é muito silenciosa ou quando ela é usada em ambientes muito barulhentos, além de acreditarem que podem tornar o sistema ainda mais rápido. 

publicidade

O Sound Seach pode ser usado diretamente no Google Assistente. Basta falar o já tradicional “Ok Google” e, na sequência, dar a ordem “Identifique essa música”, quando a canção estiver tocando no ambiente.