Feliz Dia de Star Wars! Hoje, 4 de maio, é o dia dedicado à franquia. E, não, o motivo não é a data de lançamento da saga nos cinemas — isso ocorreu em 25 de maio de 1977. A escolha é muito mais prosaica: ela tem relação com a pronúncia de uma das frases mais famosas ditas no filme.

Trata-se de “May the force be with you”, que significa “Que a força esteja com você”. Em inglês, a data de 4 de maio é escrita “May the fourth” e, como naquele idioma a pronúncia é muito semelhante à frase célebre, ela acabou adotada para representar o dia de homenagem à saga. As curiosidades não param por aí. Veja, a seguir, a lista que o Olhar Digital preparou.

1. Segundo o American Film Institute (AFI) a expressão “May the force be with you” é a 8ª mais famosa da história do cinema.

2. A ideia de ter um Dia de Star Wars não foi da Lucasfilm (a responsável pelos títulos). Entretanto, como os fãs de todo o mundo a adotaram, a produtora acabou por se render e agora usa a data como uma celebração anual de Star Wars.

publicidade

3. A referência foi usada pela primeira vez no Reino Unido. Em 4 de maio de 1979, quando Margaret Thatcher assumiu a função de primeira-ministra, seu partido fez um anúncio no jornal The London Evening News para parabenizá-la. Ele dizia: “May the Fourth Be with You, Maggie. Congratulations.”. A ideia era usar o trocadilho para desejar boa sorte à política.

4. Outra brincadeira foi feita com o nome do Episódio III: “Revenge of the Sith” virou “Revenge of the Fifth” (celebrada em 5 de maio) ou “Revenge of the Sixth” (que usa o 6 de maio para comemorar). Nessas datas, a homenagem vai para os Sith e outros personagens maus de Star Wars (em oposição aos Jedis).

5. Quando o lançamento do primeiro filme da saga completou 30 anos, em 25 de maio de 2007, a prefeitura de Los Angeles declarou a data como Dia de Star Wars. No mesmo dia, é celebrado o Dia do Orgulho Nerd, como forma de relacionar Star Wars, O guia do mochileiro das galáxias e Discworld.

6. Foi em 2008, com o surgimento dos primeiros grupos do Facebook, que a frase “May the Fourth Be with You” passou a ser usada para celebrar o Dia de Luke Skywalker. Nos anos seguintes, a ideia chegou aos campi universitários e o Dia de Star Wars nasceu.

7. A primeira celebração do Dia de Star Wars em 4 de maio ocorreu em 2011, em Toronto, no Canadá. A homenagem incluiu um game show sobre a trilogia original, um concurso de fantasias e a exibição de filmes tributo, paródias e remixes. No ano seguinte, o dia foi comemorado novamente.

8. A partir de 2013, pouco depois de a The Walt Disney Company comprar a Lucasfilm (e, por consequência, os direitos sobre Star Wars), a companhia passou a comemorar oficialmente a data. Para isso, fez vários eventos na Disneylândia e no Walt Disney World naquele ano.

9. Em 2015, a tripulação da expedição 45 da Estação Espacial Internacional posou para a foto oficial totalmente caracterizada de acordo com os personagens do título. No mesmo ano, os astronautas assistiram a “Episódio III: A Vingança dos Sith” em 4 de maio.

10. Existe uma versão disco da música tema de Star Wars. Ela foi a mais tocada durante duas semanas em 1977. Quer ouvi-la? Clique aqui!

E aí, o que achou dessas curiosidades? Conte para a gente e, neste 4 de maio, que a força esteja com você!