Um problema no sistema do Instagram fez algumas de suas contas mais populares perderem milhões de seguidores. Pelo Twitter, a empresa informou que “está consciente do problema que está causando mudanças no número de seguidores de algumas pessoas”. A organização acrescentou que está trabalhando para resolver a falha “o mais rápido possível”.

Youtubers conhecidos e com milhões de seguidores, como os norte-americanos James Charles e Zach Clayton, começaram a relatar o problema e pressionar o Instagram por explicações pelo Twitter ontem à noite, 12. Outros usuários muito populares, como as cantoras Ariana Grande e Selena Gomez, também viram seus números de seguidores caírem aos milhões.

publicidade

Apesar de não confirmada pela rede social, uma das explicações para a diminuição de seguidores são as análises esporádicas que removem contas falsas ou inativas das plataformas digitais. Muitas empresas aderem ao procedimento. Por sua vez, o Instagram anunciou em novembro que estava se preparando para reduzir o número de contas não autênticas na plataforma.

“Vamos começar a remover seguidores, curtidas e comentários de contas de usuários que utilizam aplicativos de terceiros para aumentar sua popularidade”, anunciou o Instagram em uma publicação no próprio blog da empresa no final do ano passado.

publicidade

No mesmo comunicado, a organização se defendeu dizendo que ela vem criando learning tools (ferramentas de aprendizagem automáticas) para dispositivos eletrônicos “para ajudar a identificar as contas que usam esses serviços (aplicativos de terceiros) e remover as atividades não autênticas”.