O Facebook está lançando um novo aplicativo de pesquisa de mercado para coletar dados dos telefones dos usuários. A empresa quer saber quais aplicativos os usuários instalam, quanto tempo eles gastam ao usá-los e quais dispositivos e redes estão em uso. Em troca, os consumidores serão compensados com uma quantia ainda não revelada de dinheiro.

O aplicativo recebeu o nome de “Study from Facebook”, e a rede social vai mostrar diversos anúncios para atrair adeptos ao seu novo sistema. Quando alguém clicar no anúncio, ele pode se inscrever. Se for qualificado, eles poderão fazer o download do aplicativo na Google Play Store. Por enquanto, não há previsão de quando a funcionalidade chega aos usuários da App Store.

publicidade

O Facebook promete transparência e diz que vai explicar como o aplicativo funciona e quais são as informações coletadas. Todos os que se dispuserem a participar devem ter 18 anos ou mais, e podem sair do estudo a qualquer momento.

Qualquer um que participe será compensado, embora o Facebook não tenha divulgado os detalhes específicos sobre como ou quanto cada pessoa vai receber. Anteriormente, a empresa ofereceu aos participantes de uma pesquisa, um vale presente no valor de US$20 por mês (aproximadamente R$78), pode ser que essa nova pesquisa siga por esse caminho. Pode ser também que o pagamento seja feito em Libra, nova criptomoeda em que o Facebook vem trabalhando

publicidade

A notícia levanta algumas preocupações, devido aos recentes escândalos de privacidade em que o Facebook se envolveu. Embora a empresa diga que manterá as informações dos participantes seguras e protegidas, não há como prever se um novo Cambridge Analytica pode ocorrer.

Não é surpresa que o aplicativo não esteja disponível na App Store, o Facebook já teve problemas com um aplicativo de pesquisa de mercado na loja da Apple. Segundo a empresa, o aplicativo violava suas regras, por esse motivo, foi removido. Somente o tempo dirá se o novo aplicativo sofrerá com as mesmas punições.

publicidade


Via: Engadget