O Facebook anunciou nesta sexta-feira, 1º, que, depois de quatro anos, está removendo a ferramenta Trending Soon, que ficava ao lado direito do feed de notícias da área de trabalho, e servia para ajudar os usuários a descobrirem tópicos de notícias que eram populares na comunidade.

A área, que não estava disponível para todos os países, rendeu muitas críticas ao Facebook sobre como a rede social selecionava as notícias que apareciam nos assuntos mais comentados na plataforma. Segundo informações do The Verge, os usuários questionavam a confiabilidade das notícias destacadas.

No anúncio, o Facebook afirma que apenas cinco países contavam com o recurso e tinha, em média, menos de 1,5% dos cliques dos usuários. “Com pesquisas descobrimos que, com o tempo, as pessoas acharam o produto cada vez menos útil”, diz o comunicado. “Removeremos o Trending do Facebook na próxima semana e também removeremos produtos e integrações de parceiros terceirizados que dependem da API do Google Trends”.

A empresa ainda diz que vai explorar novas formas dos usuários consumirem notícia na plataforma. Por exemplo, está sendo testado o Breaking News Label, que permite que editores na América do Norte, América do Sul, Europa, Índia e Austrália coloquem um indicador de “últimas notícias” nas suas postagens.

publicidade

Já o “Today In” mostra notícias de acordo com a localização do usuário. Por último, o News Video in Watch é um recurso que será lançado, em breve nos Estados Unidos, e as pessoas poderão ver coberturas de notícia ao vivo e notícias diárias.