A moda dos últimos tempos no mundo da tecnologia móvel é pensar no bem-estar do público e incentivar o uso saudável do celular. Agora chegou a vez do Facebook começar a pensar nesse aspecto e começar a implementar ferramentas que incentivem o uso racional do serviço.

Entre os aplicativos do Facebook que ganharão novas ferramentas para diminuir o uso descontrolado de seus serviços estão o Instagram e o próprio aplicativo da rede social. As novas medidas visam combater especialmente o aspecto mais viciante dos aplicativos sociais: as notificações.

publicidade

O Facebook está experimentando um botão “Não Perturbe”, que permitiria silenciar os avisos dos aplicativos por um período pré-determinado. O app oferece algumas opções de tempo, que variam entre uma hora de silêncio e até 24 horas livres de notificações. Existe também a opção “Até eu desligar”, que significa que o app permanecerá silencioso até você mudar de ideia.

Reprodução

publicidade

O Instagram também implementou medidas similares recentemente. Além de avisar quando o usuário já viu todo o conteúdo do seu feed, ele também está testando um modo “Não Perturbe”, como o Olhar Digital já havia apontado neste link.

Essa é uma tendência mais ampla da indústria de tecnologia. Tanto Apple quanto Google anunciaram novidades nas mais recentes versões de seus sistemas operacionais que permitem ver com quais apps o usuário mais gasta seu tempo e controlar o uso se ele achar necessário. Se as funções terão, de fato, um impacto positivo na vida dos usuários, já é outra história.

publicidade