Um novo cabo submarino de 2.500 quilômetros de extensão terá a missão de melhorar a conectividade entre Brasil e Argentina. Chamado de Malbec, o cabo será copropriedade do Facebook e da operadora Globenet.

O Malbec tem previsão para entrar em funcionamento em 2020 e terá três pontos de conexão com a superfície: o primeiro será no Rio de Janeiro, o segundo em São Paulo, na cidade de Praia Grande, e, finalmente, Las Toninas, no litoral argentino, 

publicidade

A Globenet e o Facebook diz que a construção já começou, e a instalação ficará a cargo da Alcatel Submarine Technologies, mas ainda não divulgaram exatamente qual será a capacidade do Malbec. Sabe-se apenas que ele terá seis pares de fibra ópticas, o que é atualmente o dobro da capacidade de conexão internacional da Argentina.

Com o novo cabo, a expectativa da Globenet é vender a capacidade para OTTs, prestadoras de serviços de nuvem e telecomunicações. Nas projeções da empresa, o percentual de argentinos com acesso à internet pode saltar de 79% para 95% até o final de 2019, o que explica a necessidade de expansão da capacidade de rede do país.

publicidade