A família de aplicativos do Facebook começou a apresentar instabilidade desde o meio da tarde desta quarta-feira (13) e, mesmo que o WhatsApp e o Instagram já estejam funcionando normalmente, o Facebook continua apresentando erros.

De acordo com a equipe técnica da gigantes das redes sociais, a hipótese sobre um ataque DDoS foi descartada. Além disso, como o problema foi detectado em diferentes regiões do globo, o rumor em torno da instabilidade nos serviços do Facebook ter sido gerada por causa do massacre em Suzano também foi desmentido.

Em contato com a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil, nos foi informado hoje que a empresa continua trabalhando para resolver o problema:

“Ontem (13), fizemos uma alteração na configuração de nossos servidores que desencadeou uma série de problemas. Por isso, houve dificuldade em acessar nossos serviços. Resolvemos essas questões e os sistemas já vem sendo restaurados. Lamentamos pela inconveniência e agradecemos a paciência de todos” – Porta-voz do Facebook

publicidade

No entanto, hoje, para muitos usuários, a rede social segue mostrando a mensagem de erro “o Facebook está fora do ar para uma manutenção obrigatória, mas deve voltar em alguns minutos”.

De acordo com os relatos dos usuários através da plataforma DownDetector, o problema parece estar relacionado ao recurso de autenticação em duas etapas. Segundo os comentários, as pessoas que conseguem fazer o login na plataforma e desativar tal função, estão utilizando a rede social sem problemas.

No mapa abaixo, percebemos que os problemas de instabilidade no Facebook persistem na costa leste e oeste dos EUA, Reino Unido, Paris, Peru, Argentina e Brasil. Sendo que no país, os usuários do Facebook em São Paulo é que estão tendo mais problemas para acessar o serviço.

Reprodução

Até o momento, o WhatsApp, o Instagram e Messenger parecem estar funcionando normalmente. Deve ser questão de tempo para que o Facebook não apresente falhas.

E aí, você está conseguindo acessar os serviços do Facebook normalmente hoje?