O Facebook armazenou a lista de contatos 1,5 milhão de novos usuários sem o conhecimento dos mesmos. Desde maio de 2016, a plataforma requisitou aos usuários que inserissem a senha de e-mail, além de confirmar a conta do perfil. A partir daí, a rede social acessou essa relação e fez o upload do conteúdo para seus servidores sem pedir permissão. 

“Descobrimos que, em alguns casos, os contatos de e-mail das pessoas também foram carregados involuntariamente no Facebook quando eles criaram a conta. Estimamos que até 1,5 milhão de contatos de e-mail de terceiros pessoas possam ter sido enviados [aos nossos servidores]. Esses contatos não foram compartilhados com ninguém e nós estamos excluindo todos eles”, afirmou o porta-voz do Facebook em um comunicado.

A questão foi notada pela primeira vez no início de abril, quando o Daily Beast relatou a prática do Facebook de pedir senhas de e-mail para verificar novos usuários. Na época, o Facebook insistiu que não armazenava senhas de e-mail, mas não disse nada sobre outras informações reunidas no processo. A empresa disse que esses contatos foram usados como parte de seu recurso “Pessoas que você talvez conheça”, bem como para melhorar os sistemas de segmentação de anúncios.

Via: Engadget