Facebook revela como decide o que pode e o que não pode na rede social

O Facebook resolveu acabar com um segredo mantido há anos. Nesta terça-feira, 24, a rede social publicou na íntegra seu manual de diretrizes internas que determina o que pode e o que não pode ser postado por usuários.

O documento revela como o Facebook analisa cada caso de post, comentário, foto ou página que é alvo de denúncia de usuários. O documento de 27 páginas detalha aquilo que a rede social sempre expôs de maneira vaga e incompleta até hoje.

Entre outras questões polêmicas e até subjetivas, o manual mostra como o Facebook avalia conteúdos denunciados por conter nudez, uso de drogas, promoção de crimes, bullying, discurso de ódio e incitação à violência, entre outros temas.

A análise desse tipo de conteúdo é, normalmente, feita a partir de denúncias, mas o Facebook diz que também toma uma postura mais ativa usando algoritmos de inteligência artificial para detectar automaticamente posts ofensivos antes que eles sejam denunciados.

Segundo Monika Bickert, vice-presidente global de Políticas Públicas do Facebook, essas diretrizes são montadas por pessoas em 11 escritórios da empresa ao redor do mundo, incluindo especialistas em assuntos como discurso de ódio, segurança infantil e terrorismo.

"Toda semana, nossa equipe busca informações de especialistas e organizações fora do Facebook para que possamos entender melhor as diferentes perspectivas sobre segurança e expressão, bem como o impacto de nossas políticas em diferentes comunidades globalmente", afirmou ainda a executiva.

Além disso, o Facebook também estreou nesta terça um novo sistema de apelações. A partir de agora, quem teve um post removido pela rede social pode recorrer da decisão. O Facebook tem, então, 24 horas para reavaliar se o post fere ou não suas diretrizes.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ