O Facebook ainda quer levar conexão à internet a regiões remotas do planeta, e agora aposta em conexões Wi-Fi mesh para isso. Em um post feito na rede social, Vish Ponnampalam, engenheiro de sistemas sem fio do Facebook, deu detalhes sobre os próximos passos do projeto Express Wi-Fi que quer conectar 3,8 bilhões de pessoas que não estão hoje na rede.

Engenheiros da empresa estão criando um software para auxiliar no gerenciamento de diversas redes simultâneas. A ideia é usar esse programa para facilitar a instalação de redes Wi-Fi mesh, que usam diversos dispositivos simultaneamente para melhorar a qualidade do sinal.

publicidade

A ideia do Facebook é que as redes mesh sejam usadas para conectar cidades, vizinhanças ou vilas inteiras. O software facilitaria sua implementação e permitiria levar internet a regiões que hoje não se conectam à rede.

Inicialmente, o projeto vai ser testado na Tanzânia, uma das regiões do mundo onde o Facebook implementou o programa Express Wi-Fi. Caso a experiência se mostre bem sucedida, é possível que a iniciativa seja expandida para outras partes do mundo.

publicidade

Não é de hoje que o Facebook quer conectar mais gente à internet. Com mais de 2 bilhões de usuários, a rede social não tem muito para onde crescer, então a única opção é chegar a quem ainda não tem conexão. Os projetos, no entanto, nem sempre são bem sucedidos – em junho, a empresa anunciou o fim do Aquila, que pretendia levar internet a regiões remotas através de drones.

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular!