O Facebook parece estar prestes a fazer um investimento pesado em sua plataforma de conteúdos em vídeo, o Facebook Watch. Segundo fontes ouvidas por uma reportagem da Variety, a rede social deve pagar 10 milhões de dólares ao jogador, modelo, filantropo e garoto-propaganda português Cristiano Ronaldo para ter uma série documental de 13 episódios sobre o craque publicada na plataforma.

O jogador é hoje o atleta mais popular do Facebook, com 120 milhões de seguidores em sua página oficial — o que indica popularidade suficiente para investir em uma série sobre ele, aparentemente. Para efeito de comparação, Neymar tem 60 milhões de curtidas, enquanto Messi passa um pouco dos 90 milhões. Em outras modalidades, a diferença é ainda maior: LeBron James, estrela do basquete, tem pouco mais de 21 milhões pessoas em sua página.

A conversa com Cristiano Ronaldo para publicação dos documentários não é a única do Facebook com o craque. Como lembra a Variety, a empresa já estava encomendado ao futebolista — ou melhor, ao seu novo estúdio, o wiip — uma série dramática também para sua plataforma de conteúdos em vídeos.

O investimento nos 13 episódios da série documental seria o mais alto já feito pelo Facebook em conteúdo exclusivo, mas não o primeiro. A rede social tem no catálogo 10 episódios de um programa do comediante Bill Murray, três temporadas de um reality show do ex-jogador de basquete e personalidade da mídia norte-americana LaVar Ball e 13 capítulos de uma série da página Humans of New York. 

publicidade

O novo programa sobre Cristiano Ronaldo ainda não tem data de lançamento definida. Segundo a Variety, o Facebook, a produtora e o estúdio por trás da série — o mesmo que produziu uma sobre o jogador de futebol americano Tom Brady — não quiseram comentar o assunto.