A empolgação com as criptomoedas e o fundamento financeiro por trás delas — a tecnologia blockchain — pode ter azedado para muitos, mas o Facebook ainda enxerga o fenômeno com bons olhos. Tanto é que, segundo o New York Times, a empresa tem uma iniciativa em andamento para construir uma tecnologia de transações via criptomoeda. Há 50 pessoas envolvidas no projeto, que deve permitir que usuários enviem dinheiro digital uns aos outros.

No início, as moedas digitais animaram os fãs que desejavam uma revolução digital em mecanismos de pagamento. Porém, enquanto a empolgação crescia, investidores e seus ávidos interesses de valorização da moeda dominaram o mercado. A bolha resultante desse processo praticamente explodiu por completo, mas parece que o Facebook tenta evitar esses “frenesis”. Segundo o Times, a companhia busca desenvolver algo mais apropriado para transferências banais entre seus mais de 2 bilhões de usuários.

publicidade

O projeto deve buscar desenvolver uma criptomoeda que permaneça estável. O sistema seria voltado para evitar uma loucura especulativa como a que causou a ascensão e dura queda de valor da criptomoeda de referência, a bitcoin. Moedas digitais desejáveis para investimento tendem a ser ruins para transações ordinárias, uma vez que seu valor de mercado pode flutuar de modo selvagem.

O trabalho com blockchain foi confirmado pelo Facebook, mas a companhia não forneceu muitos detalhes. “Como muitas outras empresas, o Facebook explora formas de impulsionar o poder da tecnologia blockchain”, informa em comunicado. “Nosso pequeno novo time explora muitas aplicações diferentes.” Segundo o Times, a corporação já conversa com os câmbios de criptomoeda — lojas on-line que convertem dinheiro comum em moedas digitais e vice-versa.

publicidade

Virtudes do blockchain

Transferir dinheiro virtual é uma das supostas virtudes da tecnologia blockchain. Teoricamente, ela poderia ser usada para diminuir as taxas aplicadas às transações. Essas tarifas, comuns em outros serviços de pagamento, são especialmente altas quando se converte a moeda de um país para a do outro, por exemplo.

publicidade

Na prática, no entanto, as criptomoedas não resultaram em menos obstáculos para a população mundial. Primeiramente, porque seus próprios encargos aumentaram. Além disso, o processo mais usado para fazer uma transação em criptomoeda, o “proof of work”, é tipicamente lento e requer grande quantidade de energia elétrica. Outra dificuldade é o fato de as moedas virtuais terem problemas de reputação, já que são usadas por golpistas e criminosos.

O líder do projeto é David Marcus, ex-presidente do PayPal, companhia de pagamentos on-line. O The Block, um site de rastreamento de criptomoedas, tem sinalizado ofertas de emprego relacionadas a blockchain no Facebook.