O Facebook acaba de liberar as versões Lite de seus aplicativos para iOS no Brasil. Sem nenhum grande anúncio, esses apps oficiais, possuem a característica de consumir menos espaço na memória (algo valioso nos iPhones) e funcionar até com a conexão 2G. Esse já é um recurso disponível desde 2015, que foi lançado com foco em mercados emergentes, e até então estava presente apenas na Turquia para os dispositivos Apple.

Uma vez que a versão tradicional do Facebook ocupa 225,7 MB, e a do Messenger tenha 125 MB na memória interna dos telefones, a variante Lite ocupa 9 MB do primeiro e 11,1 MB. Vale destacar que ambos exigem o iOS 9 e modelos acima do iPhone 4, lançado em 2010, para serem instalados.

publicidade

Por outro lado, as versões Lite tem o número de animações reduzidas e desativa a reprodução automática de vídeos no feed. Os usuários que optarem por essa opção devem estar cientes de que apenas ferramentas básicas para se comunicar estão disponíveis, sem outros recursos.

Para saber mais sobre recursos e características gerais do Facebook Lite, confira o artigo preparado pelo Olhar Digital. Para mais informações sobre o Messenger, confira o nosso artigo especial.

publicidade

 

Reprodução

publicidade

 

Em relação ao Messenger, a versão completa permite publicar e acompanhar stories e até disponibiliza bots para conversar, mas agora ele também fica mais simples quando assume a versão Lite. Esse, deixa de oferecer os stories, mas ainda permite o envio de fotos e a realização de chamadas de voz e vídeo.

publicidade

 

Reprodução

 

Ambos os aplicativos já estão disponíveis na App Store Brasil. A interface do Facebook Lite está otimizada para iPhones, enquanto a do Messenger Lite á foi pensado nos dispositivos móveis e nos iPads.