O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 23, um novo recurso que visa estimular a doação de sangue no Brasil. A partir de hoje, usuários que se registrarem como doadores em uma nova página da rede social vão passar a receber notificações quando bancos de sangue por perto organizarem eventos de coleta ou estiverem com solicitações urgentes e mais demanda.

A funcionalidade foi planejada em um trabalho em conjunto com o Ministério da Saúde, bancos de sangue centrais e especialistas em saúde, de acordo com o Facebook. Ela já estava disponível na Índia, em Bangladesh e no Paquistão, e mais de 8 milhões de pessoas se cadastraram. No Brasil, a função pode ajudar a aumentar o número de doadores, que hoje representam apenas 1,8% da população nacional, de acordo com dados de 2017. A meta do Ministério da Saúde é chegar aos 3%.

publicidade

Do lado dos usuários, é preciso apenas se registrar no site do projeto para começar a receber notificações relacionadas a campanhas. Já as instituições têm uma página própria, onde podem criar uma publicação especial no Facebook e contar com a rede social para notificar os doadores cadastrados em regiões próximas.

publicidade

O recurso, porém, ainda está limitado a algumas instituições de saúde. A empresa vai começar disponibilizando a função para os bancos de sangue HemoCE (Ceará), HemoPA (Pará), HemoSC (Santa Catarina), Fundação Hemocentro de Brasília, HemoRio (Rio de Janeiro) e Pró-Sangue (São Paulo), que juntos somam 64 postos de coleta e abastecem mais de 1.000 hospitais e instituições de saúde pelo Brasil. Novos bancos e unidades serão incluídos futuramente.