O Facebook anunciou uma nova ferramenta que vai permitir que grupos de amigos assistam vídeos juntos. Batizado de Watch Party, o recurso faz com que os participantes acompanhem um conteúdo da rede social de forma sincronizada, podendo comentar ao mesmo tempo. Por enquanto, a função está disponível apenas em fase de testes e em regiões limitadas.

De acordo com o Facebook, qualquer vídeo público pode ser adicionado a uma Watch Party de um grupo, independentemente se este é ao vivo ou gravado. O objetivo da rede social é tornar a experiência de assistir um conteúdo mais interativa e social; e menos passiva, como se a pessoa estivesse visualizando individualmente.

Uma Watch Party pode ser iniciada pelos moderadores de grupos com um ou mais vídeos do Facebook. Feito isso, os membros encontrarão um widget na página da comunidade e poderão clicar nele para se juntar no mesmo tempo em que as demais pessoas estão assistindo. Durante a reprodução, será possível acompanhar comentários, conferir a lista de vídeos, reagir, entre outras coisas em uma experiência bastante similar às transmissões ao vivo.

O Facebook afirma ainda que desenvolveu as Watch Party por descobrir que vídeos ao vivo levam a mais interações sociais do que o conteúdo gravado na rede social. Logo, o objetivo da rede é trazer a experiências das transmissões para o conteúdo antigo. No entanto, os testes ainda são bastante limitados, conforme publicou o The Verge.