O Facebook confirmou que está trabalhando em um assistente de voz digital baseado em Inteligência Artificial (IA), nos moldes da Alexa, da Amazon, do Google Assistente e da Siri, da Apple. O recurso seria um assistente de IA para sua plataforma de mensagens, o Messenger. 

Dessa vez, o Facebook disse que está se concentrando menos na troca de mensagens e mais na interação sem as mãos, via controle de voz e gestos. “Estamos trabalhando para desenvolver tecnologias de voz e um assistente de IA que possam funcionar em toda a nossa família de realidade aumentada/ realidade virtual, incluindo o serviço de chamadas de vídeo do Portal, e o dispositivo de realidade virtual Oculus, além de produtos futuros”, disse um porta-voz do Facebook ao site The Verge.

publicidade

O site CNBC informou que a equipe de desenvolvimento do assistente está trabalhando em Redmond, Washington, sob a direção de Ira Snyder, gerente geral do Facebook Reality Labs e diretor de realidade aumentada e virtual da empresa. A página de Snyder no LinkedIn o lista como diretor de um produto chamado de Facebook Assistente, provavelmente o nome interno do projeto. Ainda foi dito que a companhia está trabalhando nesse projeto desde 2018.

Este projeto e as várias divisões envolvidas em trazê-lo à vida destacam os objetivos da nova abordagem do Facebook à tecnologia experimental. Seja qual for o propósito, está claro que a rede social está tratando sua crescente família de dispositivos de hardware como condutores para uma visão compartilhada do futuro, na qual a IA é colocada em camadas nas plataformas pertencentes à rede social, e não restrita a produtos singulares da empresa.

publicidade

VIA: The Verge