O Facebook anunciou nesta última segunda-feira que vai encerrar o desenvolvimento e as atividades de três de seus aplicativos: o Hello, o Moves e o tbh. O motivo é o mesmo para todos eles: pouco uso. Conforme explicado em uma publicação no blog da empresa, os dados de usuários dos três serão apagados em até 90 dias.

O Hello era o mais popular dos apps encerrados. Ele foi lançado em 2015 apenas para smartphones Android no Brasil, nos Estados Unidos e na Nigéria e tinha como objetivo substituir o discador do telefone. Era até útil, já que ele puxava da rede social os números e nomes que o usuário não tinha salvo na agenda — o de uma pizzaria, por exemplo. O app será encerrado nas próximas semanas, mas já sumiu do Google Play.

publicidade

Já o Moves que monitorava atividades físicas, contando calorias queimadas, passos dados e distância percorrida, mais ou menos como o Strava e apps da Nike e da Adidas. O app foi, na verdade, comprado pelo Facebook em 2014, e o objetivo da rede social com a aquisição era basicamente aproveitar o conhecimento da equipe por trás do aplicativo. A aplicação e sua API serão encerradas no dia 31 de julho.

A história é mais ou menos a mesma do tbh, que foi comprado pelo Facebook no ano passado. O app, focado em jovens no ensino médio, permitia enviar elogios anônimos para os colegas de escola e foi comprado por menos de 100 milhões de dólares, segundo fontes ouvidas na época pelo TechCrunch. A ideia era deixar o aplicativo operando de forma independente, mas, com a aquisição, os quatro fundadores da startup passaram a ser funcionários do Facebook.

publicidade