O Facebook está eliminando o pacote de emojis que funcionava apenas dentro do Messenger, o que acabará com a curiosa situação de que um mesmo ecossistema contava com diferentes combinações de caracteres.

A decisão foi confirmada nesta segunda-feira, 2, pela companhia à Emojipedia. “Neste momento, decidimos acabar com o suporte ao conjunto de emojis do Messenger para focar nossa atenção a outros recursos que ajudem as pessoas a se expressar e tornar a experiência do Messenger divertida e cativante”, comentou um porta-voz.

publicidade

Esses emojis foram introduzidos em junho de 2016 como uma tentativa de padronizar a experiência de comunicação dentro do Messenger. A ideia era eliminar o problema de incompatibilidade que aparecia quando o usuário de um sistema enviava numa conversa emojis não suportados pelo interlocutor.

Funcionou, mas três meses mais tarde o Facebook revelou um pacote de emojis diferente para a rede social, deixando as coisas um tanto confusas. Dentro do Facebook, o usuário via um emoji; dentro do Messenger, via outro.

publicidade

Agora, o que vale nas versões de ambos os serviços para web e no aplicativo para Android é o conjunto que já existia dentro do Facebook. No iOS, os usuários só verão os emojis do sistema.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo