O Facebook deve pagar caro pelos escândalos de privacidade e má-gestão de dados de usuários revelados ao longo dos últimos dois anos. A empresa está negociando com a FTC (Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos) o pagamento de uma multa multibilionária como punição pelos problemas enfrentados pela companhia.

Segundo o Washington Post, que revelou a negociação, os valores ainda não estão definidos; o Facebook, obviamente, tenta negociar para a redução da multa e não parece ter ficado satisfeito com as demandas iniciais da FTC. O órgão governamental, no entanto, pode recorrer a uma disputa judicial caso não haja um acordo prévio.

publicidade

Quando questionado, o Facebook confirmou que está com conversas abertas com a agência, mas não deu mais detalhes, enquanto a FTC simplesmente não comentou sobre o tema.

Se confirmadas as dimensões multibilionárias da multa, seria, de longe, a maior já aplicada pela agência americana a uma empresa de tecnologia. Para comparação, a multa mais pesada do setor foi de US$ 22,5 milhões (com “M” de “Maria”) como punição ao Google em uma investigação relacionada a privacidade.

publicidade

-> Facebook: confira a história e dicas de segurança para a rede social
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

Entre os problemas enfrentados pelo Facebook ao longo dos últimos dois anos estão o caso Cambridge Analytica, em que a empresa de consultoria política teve acesso indevido aos dados de 87 milhões de pessoas por meio de um teste de personalidade na rede social. Outros casos incluem a vez em que a empresa permitiu que hackers acessassem 50 milhões de contas por meio de uma brecha em um recurso do perfil.

publicidade

Caso seja definido um acordo, a FTC pode também definir uma nova série de normas de atuação para o Facebook, estabelecendo regras mais rígidas sobre como a empresa pode ou não lidar com os dados de usuários. Isso pode vir a impactar as atividades da empresa e, no fim das contas, também pode afetar negativamente seu faturamento.

Também, claro, há a opção de levar o assunto para o tribunal, o que é a opção mais desgastante. O Facebook pode obter sucesso, mas teria que passar pelo constrangimento de colocar executivos do alto escalão como Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg para depor diante de uma corte em um julgamento grande e com grande atenção pública.