Não faltam memes e fake news no Facebook, mas a rede social parece não ter mais paciência para brincadeiras referentes a si mesma. Em comunicado no blog oficial, a companhia esclarece que um meme sugerindo que o novo algoritmo do feed de notícias mostra apenas publicações dos 26 amigos mais próximos é definitivamente falso.

Segundo porta-voz da empresa, trata-se de uma cópia de uma publicação antiga que circula na plataforma desde 2017. Ele disse que a informação já foi desmentida várias vezes, mas como o assunto voltou a aparecer na rede e a atrair descontentamento e polêmicas, vem esclarecer o boato mais uma vez.

publicidade

O mesmo aconteceu recentemente com o Instagram, plataforma controlada pelo Facebook. Também em comunicado, foi desmentido um meme quase idêntico que criticava a limitação de seu feed de conteúdo.

Sobre o boato, a gerente de produtos do Facebook, Ramya Sethuraman, diz que a ideia de a rede mostrar apenas publicações de um determinado número de contatos é um mito. “O objetivo do feed de notícias é mostrar postagens importantes para que o usuário tenha uma experiência agradável. Se de alguma forma bloquearmos conteúdo e selecionarmos apenas um pequeno conjunto de contatos, as probabilidades são de que o usuário não retorne [a usar o Facebook].”

publicidade

-> Facebook: confira a história e dicas de segurança para a rede social
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login

Ao dizer isso, no entanto, o Facebook admite que há um pouco de verdade na antiga publicação. Afinal, seu algoritmo determina qual conteúdo representa uma experiência agradável para o usuário e o exibe no seu feed de notícias com base no tipo e no nível de interação.

publicidade

Assim, é mais provável que apareçam vídeos ao vivo do que gravados no topo do feed de notícias. Do mesmo jeito, as chances de o usuário ver atualizações de status de pessoas com quem ele interage regularmente na plataforma são maiores.

Em outras palavras, o Facebook quis dizer que: pode ser que você veja atualizações sobre a mesma pessoa repetidas vezes, então para quem não entende como o algoritmo da linha do tempo funciona, a ideia da seleção de apenas 26 amigos pode ser plausível.

publicidade

Por outro lado, sempre que quiser saber se perdeu algum post de seus contatos, o usuário pode alternar a distribuição do feed de notícias e escolher ver as publicações mais recentes.