Os cientistas do Facebook AI Research divulgaram uma nova rede neural capaz de transformar músicas de um estilo, gênero e conjunto de instrumentos para outro estilo. Segundo informações do The Next Web, a inteligência artificial pode transformar o som de uma orquestra sinfônica tocando Bach no mesmo som em um piano no estilo de Beethoven.

A equipe criou um método de aprendizado não supervisionado para recriar músicas com alta fidelidade através de uma rede neural. A tecnologia conta com um método de auto codificação que permite que a rede processe um áudio a partir de entradas nas quais nunca foi treinado. Em vez de tentar combinar o tom ou memorizar notas, a tecnologia usa interpretação semântica, como se “tocasse de ouvido”.

publicidade

“Nós nos distanciamos da transferência de estilo e não tentamos empregar tais métodos, pois acreditamos que uma melodia tocada por um piano não é semelhante, exceto pelas diferenças de textura de áudio, com a mesma melodia cantada por um coro. O mapeamento deve ser feito em um nível mais alto e as modificações não são simples mudanças locais”, afirmam os pesquisadores.

No futuro, a inteligência artificial poderia ser usada na produção de música, pois uma pessoa não precisaria mais tocar um instrumento específico. Bastaria assoviar a melodia, por exemplo, para que o computador pudesse transformar em um instrumento musical.