O Facebook confirmou que vai contratar jornalistas para trabalhar em seu guia de notícias. Os profissionais ficarão responsáveis por fazer a curadoria da “News Tab”, de forma a identificar conteúdos mais relevantes, verificar informações e organizar o “Top News”.

Outra parte do material será classificado por algoritmos que possam identificar os interesses pessoais de cada usuário. A ferramenta analisa páginas consultadas e curtidas pelo leitor e, com base nelas, indica conteúdos que poderiam chamar sua atenção. 

“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência personalizada e relevante”, diz Campbell Brown, diretor de parcerias de notícias do Facebook. “Para a seção ‘Top News’, teremos uma pequena equipe de jornalistas para assegurar que destacaremos as notícias corretas.”

Negociações

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Segundo o The New York Times, o Facebook procurou agências de notícias e jornais na tentativa de convencê-lo a publicar seus conteúdos na rede social. A reportagem informa que o Facebook chegou a oferecer US$ 3 milhões por ano para que The Washington Post, ABC News, Dow Jones, Bloomberg e outros participassem da “News Tab”. Ainda não se sabe se algum deles aceitou a proposta.

Fake News no Facebook

O Facebook é utilizado como meio de divulgação de notícias falsas, principalmente em épocas de eleição. A adição da “News Tab” deve ter relação direta com a reprodução descontrolada desses conteúdos, já que a plataforma sofre muita pressão das agências reguladoras para resolver a situação.

A criação da aba em local de destaque — ao lado do Feed de Notícias e do Messenger — pode fazer com que a rede social tenha uma seção segura e de fácil acesso para o consumo de notícias verdadeiras. Isso é muito favorável para os usuários. 

Fonte: Estado de Minas