O Facebook trouxe pela primeira no Brasil o Creator Day, um programa desenvolvido para ajudar os criadores de vídeos a gerar receita, crescer e engajar sua audiência na rede social. O treinamento vai reunir dezenas de produtores audiovisuais e marca a expansão internacional da iniciativa, lançada em junho nos Estados Unidos.

O Facebook Creator Day faz parte dos esforços para ajudar criadores de vídeo a construir uma comunidade de fãs e gerar receita. Durante o evento, a rede social também anunciou o lançamento do Brand Collabs Manager no Brasil, uma ferramenta que permite que as marcas pesquisem e descubram criadores para oportunidades de conteúdo (branded content).

A ferramenta de Brand Collabs Manager começou a ser testada no Brasil na última quarta-feira (24/10) com um grupo limitado de criadores e será expandida nos próximos meses. Os criadores interessados em participar do programa podem se inscrever aqui.

Construindo um negócio no Facebook

Veja abaixo algumas das atualizações mais recentes que já estão disponíveis para criadores de conteúdo em vídeo no Brasil:

publicidade

Facebook Watch: Lançado recentemente, traz uma oportunidade para os criadores alcançarem novos públicos, por meio de uma aba de vídeo dedicada no Facebook, onde as pessoas podem descobrir e seguir os vídeos de seus criadores favoritos, conectando-se a outros fãs, amigos e aos próprios produtores.

Creator Studio: Um local central para que páginas gerenciem suas informações e toda a sua biblioteca de conteúdo. Com essa ferramenta, os criadores podem gerenciar vídeos, interagir com os fãs e acompanhar o desempenho do conteúdo de todas as páginas gerenciadas.

Top Fãs: Um recurso para aproximar fãs e criadores. Ele destaca quais são os mais leais do criador, exibindo um selo ao lado dos nomes deles. As pessoas podem optar pelo selo de “Top fãs” depois de conquistá-lo por ser uma das pessoas mais ativas em uma página, o que inclui assistir aos vídeos engajar junto ao conteúdo.

Estreias: oferece aos criadores uma nova maneira de envolver o público e começar conversas por meio de vídeo, lançando um conteúdo gravado como um momento ao vivo. Com ele, será criado um post sobre um vídeo futuro e um local para o qual você pode direcionar os fãs. Eles podem expressar interesse, interagir uns com os outros, solicitar um lembrete de evento e ainda compartilhá-lo com outras pessoas antes da estreia do vídeo.

Enquetes em vídeo: Enquetes ao vivo estão disponíveis para todas as páginas por meio da API do Live e da ferramenta de publicação. Logo, será possível a inclusão de enquetes em vídeos sob demanda. Esse recurso ajuda os criadores a convidar o público para participar da ação e moldar a direção do conteúdo.

Assinatura para fãs: Recentemente, o Facebook começou testar as Assinaturas para fãs como uma forma dos fãs mais engajados apoiarem os criadores com um valor mensal em troca de vantagens especiais, como conteúdo exclusivo e um selo destacando seu status como apoiador. O recurso está sendo testado no Brasil e deve ser expandido para mais criadores no futuro.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login