A Oculus, do Facebook, anunciou nesta quarta-feira (20) seu novo óculos de Realidade Virtual. Depois de três anos de desenvolvimento, o Rift S deve substituir o headset Rift VR para PC. Contando com câmeras embutidas e um sensor para rastrear as mãos no mundo virtual, ele ainda oferece melhor qualidade de imagem e um novo design de alça de cabeça que o torna mais confortável em longas sessões de uso.

Seu design conta com 5 sensores chamados de Insight, os mesmos usados no Oculus Quest (versão que não precisa ser ligada ao PC). Esses sensores possuem a habilidade de detectar sua cabeça, rastrear o toque sem fio incluído e controladores, e trazem a ferramenta Guardian – a barreira virtual que impede você de esbarrar em suas paredes ou móveis.

publicidade

Ainda, o novo dispositivo, é equipado com três outros sensores que eliminam a necessidade de conexão de fios a uma máquina. Agora, há um único cabo que sai do fone de ouvido e se divide em dois: uma porta de vídeo e uma única porta USB. A Oculus trabalhou em conjunto com a Lenovo e elaboraram um novo aspecto físico. A headstrap está mais pesada e se assemelha à do PlayStation VR da Sony, com uma coroa que distribui melhor o peso do aro na cabeça.

Reprodução

publicidade

Há também lentes de fresnel melhoradas e maior resolução de tela, que aprimoram a tecnologia, e substitui o visor OLED no Rift por um LCD. A tela aprimorada do Rift S é a mesma usada no Oculus Go e vem com a mesma resolução maior de 1.280 x 1.440 por olho (2.560 x 1.440 no total) comparada com a resolução de 1.080 x 1.200 do Rift por olho. A única desvantagem no Rift S parece ser a taxa de atualização de exibição, que é de 80Hz versus 90Hz.

Os requisitos mínimos de PC para o Rift S são um pouco diferentes, pois ele precisará de uma porta DisplayPort 1.2 ou Mini DisplayPort e uma porta USB 3.0 para conectar o headset Rift S. Além disso o beneficio da configuração de ter apenas um cabo saindo do fone simplifica e torna a tecnologia VR mais viável para laptops.

publicidade

O aparelho chega até a metade deste ano com preço de US$ 399 no mercado norte-americano, equivalente a de R$ 1.500 na conversão direta. 

Fonte: Mashable

publicidade