O Facebook anunciou nesta quarta-feira (21/08) uma nova ferramenta que permite aos usuários ver quais sites e aplicativos rastreiam sua atividade, mesmo quando fora do Facebook, e excluir estes dados se desejado.

Batizada de Atividade Fora do Facebook, a ferramenta também permite “desconectar” estes apps e sites da sua conta, evitando que monitorem sua atividade na internet no futuro.

publicidade

Hoje, uma série de sites e aplicativos usam este recurso para correlacionar os hábitos do usuário com possíveis produtos e serviços e, assim, exibir anúncios relacionados. Isso explica porque, depois de fazer uma busca por um modelo de sapato em uma loja, por exemplo, você começa a ver anúncios da mesma loja, de concorrentes ou de outros modelos de sapato em seu feed.

Com o novo recurso, usuários podem:

publicidade
  • Ver um resumo das informações que outros aplicativos e sites enviaram ao Facebook;
  • Desvincular essas informações da sua conta se desejar; e
  • Desvincular atividades futuras fora do Facebook, tanto para todas as atividades quanto para alguns apps e sites específicos

Segundo o Facebook, a nova ferramenta está sendo disponibilizada aos usuários “gradualmente”, e inicialmente está disponível aos usuários na Irlanda, Coréia de Sul e Espanha. A empresa afirma que continuará sua implementação ao longo dos próximos meses, até que esta disponível “em todos os lugares”. Por enquanto, não há informação sobre a liberação da novidade para os usuários brasileiros.

Fonte: Facebook