O que começou como um teste nos Estados Unidos um ano atrás se tornou um recurso fixo do Facebook nesta semana. A rede social lançou no Brasil o chamado “botão de contexto”, que exibe mais informações a respeito de links que são compartilhados no Feed de Notícias.

O botão estampa uma pequena letra “i” que, quando é clicada, traz, por exemplo, a descrição da página que fez o post na Wikipédia. Rolando o card para baixo, é possível ver também em quais locais essa informação mais tem sido compartilhada e outros artigos relacionados ao mesmo tema.

Se não há informações disponíveis, o card de contexto também vai alertar para a falta de informação sobre a página ou assunto, o que pode ser sinal de que aquela fonte não é tão confiável. Se a história tiver sido desmentida por veículos profissionais, você verá esta informação ali também.

publicidade

Além disso, o botão de contexto vai mostrar outras histórias publicadas recentemente pelo mesmo veículo e quais de seus amigos compartilharam aquele mesmo link no Facebook. Estas duas funções estão sendo integradas ao recurso agora, juntamente com o lançamento em Brasil, Argentina, Colômbia e México.

A ideia, como sempre, é combater notícias falsas na web. “Essa nova função foi criada para oferecer às pessoas algumas das ferramentas de que elas precisam para tomar uma decisão informada sobre quais histórias elas leem, compartilham e confiam”, disse o Facebook quando o botão de contexto começou a ser testado nos EUA em 2017.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login