Responsável por fabricar os aparelhos da Nokia hoje, a HMD Global comprou da Microsoft os direitos de uso da marca PureView. A aquisição, identificada primeiro pelo blog Nokiamob, já foi registrada no órgão europeu responsável por propriedade intelectual, o EUIPO.

A marca PureView foi usada pela Nokia e depois pela Microsoft para identificar os smartphones que contavam com a tecnologia de câmeras desenvolvida pela empresa finlandesa. Os modelos que a carregavam tinham alguns dos melhores conjuntos para fotografia do mercado – caso do 808 PureView e do Lumia 1020, ambos com sensores de 41 megapixels, e também do Lumia 930 e seus também competentes 20 megapixels.

publicidade

A aquisição significa que, em breve, a HMD poderá trazer ao mercado novos modelos Nokia com o selo nas câmeras. No entanto, a companhia não necessariamente poderá usar a tecnologia: a finada empresa finlandesa não chegou a vendê-la para a Microsoft, mas a licenciou por um prazo de 10 anos. Dessa forma, a atual detentora das duas marcas ainda precisaria fechar mais um acordo com a empresa norte-americana – ou desenvolver sua própria solução;

Essa segunda opção não é impossível. Como lembrou o Engadget, a HMD recentemente anunciou uma parceria com a fabricante de lentes alemã Zeiss, que também trabalhava em conjunto com a Nokia em smartphones. O acordo inclui não só o uso das lentes nas câmeras, mas também o desenvolvimento de software e até a definição da qualidade da tela.

publicidade

Ainda não há previsão de lançamento para um novo modelo da marca, mas um anúncio não deve demorar – seu último smartphone, o Nokia X6, foi anunciado em julho. Resta apenas saber se ele já virá com uma câmera diferenciada.