O Adblock Plus ganhou nesta segunda-feira, 17, um novo recurso focado no Brasil. Trata-se de um conjunto de filtros, o Easylist Portuguese, que torna a extensão para Chrome e Firefox capaz de identificar e bloquear anúncios políticos no Facebook e também pela web.

O lançamento marca a chegada oficial da extensão ao território brasileiro. Bastante popular por aqui e pelo mundo todo, a empresa por trás do plugin, a alemã eyeo, não tinha representação oficial no país até julho deste ano. Agora, a companhia passa a contar até mesmo com uma Country Manager dedicada ao Adblock Plus, a brasileira Rachel Brochado.

publicidade

Em relação à novidade relacionada às eleições, é importante que a extensão não vai diferenciar conteúdos ilegais – como os que renderam uma multa ao dono da Havan – daqueles que não estão de acordo com a lei. Os objetivos, segundo a companhia, incluem “colocar as pessoas no comando da experiência online” e ajudar a diminuir o impacto dos anúncios manipulativos.

A novidade já está disponível para o Adblock Plus para Chrome e para Firefox. Quem já a tem instalada, deve recebê-la por meio de atualização – assim, caso a propaganda eleitoral desapareça do seu feed, você já sabe o motivo. A extensão segue gratuita.