A Positivo já não é mais parceira da Huawei para trazer os aparelhos da fabricante chinesa ao Brasil, mas isso não significa que a empresa não tenho outras cartas na manga, pelo contrário. Durante o MWC 2019, o vice-presidente de mobilidade da empresa, Norberto Maraschin, confirmou ao Olhar Digital que a Positivo será a primeira fabricante a trazer os celulares com o sistema operacional KaiOS ao Brasil. Mas o que isso significa?

De forma bem resumida, isso significa que a Positivo vai trazer ao Brasil um celular que, além dos recursos básicos, também conta com acesso à Internet e uso de aplicativos como WhatsApp, Google Mapas e Google Assisitente, por exemplo.

publicidade

Isso é possível porque a empresa brasileira passará a usar o KaiOS como sistema operacional destes dispositivos.

O que é o KaiOS

publicidade

O KaiOS é um software que já está no mercado há três anos, originário do Firefox OS, desenvolvido para smart feature phones ou celulares simples inteligentes, que não possuem tela tátil e são mais baratos.

Tendo o Google como um dos principais investidores, o KaiOS usa como base o HTML5, JavaScript e CSS, e permite que os desenvolvedores criem aplicativos para a plataforma usando um sistema de web apps. Desta forma, o software mantém-se leve e capaz de ser usado em celulares com especificações menores, como memória RAM de 512MB.

publicidade

Reprodução

Para se ter uma ideia, os aparelhos rodando o KaiOS possuem recursos como Google Mapas, Buscador do Google, YouTube, Twitter, Facebook e, agora, o Google Assistente, que pode ser acionado rapidamente usando um botão dedicado para voz. Além disso, os usuários poderão baixar aplicativos através da KaiStore e, de acordo com os desenvolvedores da plataforma, mais aplicativos devem chegar à loja da plataforma nos próximos meses.

publicidade

Como será o primeiro KaiOS da Positivo?

Assim como o WizPhone WPOO6, que também roda com KaiOS, o dispositivo da Positivo terá um botão dedicado para o Google Assistente, que permite pedir informações rápidas e até lançar outros serviços. Infelizmente, não pude fazer imagens, pois o dispositivo ainda é um segredo. Porém, lembra o Positivo P70 em alguns aspectos, mas muito mais bonito, com o botão de atalho para o WhatsApp. Por fim, o aparelho terá conexão 4G.

De acordo com Norberto, até 2022, 9,6 milhões de pessoas comprarão feature phones no Brasil e, hoje, são 25 milhões de brasileiros utilizando celulares simples no país. O executivo ainda acrescenta: “Aquelas pessoas que hoje não recebem as fotos dos netos, por exemplo, não precisam ter um smartphone que não querem, pois o próximo celular simples que elas terão será exatamente igual ao anterior, mas poderá receber as fotos dos netos e enviar mensagens sem digitar [por causa do reconhecimento de voz], pois contará com o botão do Assistente”.

A Positivo terá concorrência

Até o momento, sabemos que a Positivo será a primeira, porém, não será a única. A SEMP TCL também está com um projeto para trazer aparelhos rodando com o KaiOS para o Brasil. Desta forma, o mercado dos dispositivos de baixo custo será concorrido em 2019.

Em relação ao preço, ao contrário do WizPhone WPOO6, comercializado por menos de 30 reais na Indonésia, o celular inteligente simples da Positivo não vai ser tão barato. Segundo Norberto, “o dispositivo será mais barato do que um smartphone, mas não será super barato, porque tem uma tela maior e uma construção premium para a categoria.”

A expectativa de lançamento do aparelho é final de maio e começo de junho deste ano.

Lembrando que, no ano passado, a Positivo anunciou o P70 rodando com o Android Go, em uma memória de 512MB, custando R$279,00. Sinceramente, a mudança para o software otimizado para celulares simples com acesso à Internet, como o KaiOS, é um upgrade para a fabricante nacional.

Nota: a imagem em destaque é meramente ilustrativa.