Em abril deste ano, a Apple contratou o chefe de Busca e inteligência artificial do Google, John Giannandrea. Na época, o cargo do novo contratado não havia sido divulgado, mas foi oficializado nesta semana: ele vai liderar uma nova equipe de inteligência artificial na empresa da Maçã.

A página de “lideranças” do site da Apple foi atualizada com o perfil de Giannandrea, listado como “Chefe de Machine Learning e Estratégia de Inteligência Artificial”. Ele é um dos 16 executivos que respondem única e diretamente ao CEO da Apple, Tim Cook.

Giannandrea vai comandar um departamento que nasceu da união entre o time de machine learning para desenvolvedores, o Core ML, e a equipe que cuida da assistente pessoal Siri. Sua tarefa é a de diminuir a desvantagem da Apple em relação a rivais como Google e Amazon no setor de inteligência artificial.

No Google desde 2010, Giannandrea era responsável pela implementação de funções focadas em inteligência artificial em produtos como Gmail, o buscador e o Google Assistente. Fora do Google, ele também fundou as startups de tecnologia Tellme Networks e Metaweb Technologies.

publicidade

Antes disso ele trabalhou como engenheiro sênior na General Magic, a mítica empresa fundada em 1989 por ex-engenheiros da Apple como Andy Hertzfeld e Bill Atkinson, por onde passaram nomes como Tony Fadell, Andy Rubin e o atual vice-presidente de tecnologia da Apple, Kevin Lynch.