A Microsoft já anunciou a transição do seu navegador Edge para o Chromium e, finalmente, oferecerá um serviço padrão mais rápido e funcional. Contudo, aos poucos, vamos percebendo que a gigante da tecnologia fez este movimento quase que obrigada pelo Google. Quem afirma isso é um ex-desenvolvedor do Edge.

Em primeiro lugar, não é uma novidade que a Google desempenhe um papel de pressão sobre a concorrência, não apenas em relação ao seu navegador, que é o mais usado do mundo, mas também em relação a serviços como o Google Maps ou o Google Buscas. A integração destes software ao Android, o sistema operacional da Google, ajuda e muito nesse monopólio de serviços de internet.

publicidade

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

Agora, chega a público um desabafo de um ex-membro da equipe do navegador Edge, identificado como JoshuaJB, na plataforma Ycombinator. Segundo ele, a razão que levou a Microsoft a usar o Chromium foi o próprio Google, que modificava seus serviços intencionalmente para dificultar que outros navegadores oferecessem uma boa experiência para os usuários:

publicidade

“Eles recentemente adicionaram um div vazio nos vídeos do YouTube que fazia com que nossa aceleração de hardware não funcionasse (algo que deve ter sido corrigido na atualização de outubro do Windows 10).

Antes disso, nossa aceleração de vídeo era muito melhor do que a do Chrome em relação à reprodução e consumo de bateria, mas quase que imediatamente, eles quebraram as coisas no YouTube, começaram a publicar que o Chrome era melhor do que o Edge em relação ao consumo de bateria quando assistindo vídeos.

publicidade

O mais triste, é que a dominância do Chrome não é devido a melhorias engenhosas, e sim, devido a uma falha no YouTube – a grosso modo, eles só tornaram a internet mais lenta.”

Ainda de acordo com o desenvolvedor, este não teria sido “o único caso”, porém, ele não ofereceu mais detalhes.

publicidade

É claro que nem a Microsoft e nem a Google se manifestaram em relação ao depoimento do ex-membro do time do Edge, contudo, essa não será a primeira e nem a última vez que veremos acusações do gênero relacionada aos serviços da gigante das buscas. Para ler o thread completo da conversa no Ycombinator, clique aqui.

Via