Com a Cambridge Analytica podendo não existir mais – em consequência das acusações de obter indevidamente dados de cerca de 87 milhões de usuários do Facebook e manusear as informações – pessoas ligadas à empresa estão sendo investigadas. A ex-diretora de desenvolvimento de negócios, Brittany Kaiser, foi intimada a depor como parte da investigação.

As acusações sobre Kaiser são referentes a possíveis ligações entre a campanha eleitoral de Donald Trump e o governo russo. Embora os fatos ennvolvendo a ex-diretora não sejam de conhecimento público, as intimações surgiram após a confirmação de que ela teria se encontrar com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, no início de 2017.

publicidade

Outros escândalos envolvendo Kaiser e a Cambridge Analytica apareceram desde então. Ela disse que teve que realizar um trabalho para a Leave.EU, uma campanha pró-Brexit, mas a comissão eleitoral do Reino Unido negou as contribuições da empresa.

O que chama a atenção nesse caso, é que Kaiser é a primeira pessoa ligada diretamente às campanhas do Brexit e de Trump que vai responder depor. O porta-voz da ex-diretora apontou que ela está cooperando.

publicidade

O documentário da Netflix, The Great Hack, que será lançado em breve pode ter um papel importante nessa história. No vídeo, teremos provas de que Kaiser fez uma doação em bitcoin para o WikiLeaks.

As acusações partem, em sua grande parte, da coleta de dados do Facebook, que levou a empresa ao centro das atenções. Apesar de toda essa demora, é bom saber que as figuras que se envolveram com Cambridge Analytica estão sendo investigadas.

publicidade

Fonte: Engadget