Um estudo realizado em alguns países europeus revelou que 70% dos usuários de Android gostariam que seus aparelhos viessem de fábrica com aplicativos pré-instalados, o que contraria a vontade de donos de iPhone, por exemplo — que receberam de bom grado a notícia de que o iOS 10 os deixaria esconder aplicativos da Apple.

Só que há pegadinhas no estudo. Em primeiro lugar, embora tenha sido tocado pela Application Developers Alliance, o trabalho foi em parte desenvolvido pelo próprio Google, que vem enfrentando órgãos europeus em batalhas para decidir se a inclusão de seus apps no Android configuram prática anticompetitiva.

Além disso, conforme notou o site The Next Web, a forma como a pergunta foi feita pode ter contribuído para a obtenção de mais respostas favoráveis. Em tradução livre, a questão era: “Se você fosse comprar ou receber um novo dispositivo Android, você preferiria que ele viesse com aplicativos básicos a fim de que funcionasse logo que fosse tirado da caixa (como um iPhone)?”

Ou seja: parte dos 70% pode ter entendido que a falta de tais apps impossibilitaria o uso do dispositivo num primeiro momento, o que não é verdade.

publicidade

Outro indício de que não há necessariamente uma preferência pelos apps oferecidos pelo Google é que poucos entrevistados os apontaram como seus favoritos. O Google não foi escolhido em categorias como compras (e sim a Amazon), música (Spotify), conversa (WhatsApp), chamadas (Skype) e leitura (Kindle).

E as categorias que de fato refletiram preferência não chegam a revelar novidades: streaming de vídeo (YouTube), e-mail (Gmail), armazenamento em nuvem (Drive) e busca por voos (buscador da empresa).

Para chegar às respostas, a Application Developers Alliance conversou com 4 mil pessoas na França, Alemanha, Espanha e Itália.