É senso comum que os computadores são inteligentes: afinal, eles vencem campeonatos de xadrez e apresentam soluções para os mais variados tipos de problemas. A novidade é que um estudo da Universidade Johns Hopkins mostra que os pensamentos humanos não são tão diferentes deles assim.

Chaz Firestone, professor-assistente do Departamento de Psicologia e Ciências do Cérebro, e Zhenglong Zhou, especialista em ciências cognitivas, decidiram mostrar que tipo de imagem costuma enganar a inteligência artificial das máquinas.

Depois de analisar os resultados, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os humanos fizeram as mesmas escolhas que o computador em 75% das vezes. Isso mostra que o cérebro funciona mais ou menos como uma máquina. O vídeo a seguir mostra algumas das imagens usadas no teste:

publicidade

Firestone diz que um aspecto importante é que os seres humanos são capazes de antecipar quando uma máquina fará algo errado. “Quer gostemos ou não, a inteligência artificial está em nossas vidas e é preciso aprender um monte de coisas sobre como ela funciona. Já fazemos isso quando conversamos com a Siri, por exemplo.”

Via: Zdnet