Qual é a operadora com o melhor 4G do Brasil? Pelas reclamações que chegam ao Olhar Digital, a impressão é que a resposta para esta pergunta é “nenhuma”. No entanto, o estudo da OpenSignal publicado neste mês referente ao período setembro e novembro do ano passado mostra que há, sim, diferenças entre os serviços, e pelo menos duas empresas se destacam.

O estudo da OpenSignal é realizado por meio do aplicativo da empresa, que usuários instalam em seus celulares voluntariamente a fim de analisar a qualidade de sua internet. A base de dados analisada leva em conta cerca de 7,2 bilhões de medições em 395,8 mil usuários pelo Brasil entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2018.

Antes de declarar um vencedor claro, é importante notar que existem múltiplos critérios importantes para determinar qual é o melhor serviço, e cada um dos critérios pode ter um vencedor diferente.

Velocidade de download

Reprodução

publicidade

Primeiramente, o estudo da OpenSignal leva em conta velocidades. Aqui, a Claro leva a melhor com folga, com uma média de “experiência de download” (que leva em conta tanto as redes 3G quanto 4G) de 18,8 Mbps; no segundo lugar vem a Vivo, com 13 Mbps. Completando o ranking estão a TIM em terceiro lugar com 10,3 Mbps e a Oi com 7,7 Mbps.

Quando olhamos apenas as médias obtidas em redes 4G, a Claro obteve uma média de 28,1 Mbps, muito a frente das concorrentes. A Vivo ficou com 20,9 Mbps, a TIM obteve 13 Mbps, enquanto a Oi alcançou 12,7 Mbps.

Velocidade de upload

Reprodução

Já no quesito upload, a Claro segue dominando a concorrência. A empresa obteve uma “experiência de upload” de 6,3 Mbps, com a Vivo alcançando média de 4 Mbps, a TIM com 3,5 Mbps e a Oi com 2,8 Mbps.

Quando olhamos apenas o 4G, a média da Claro ficou em 9,7 Mbps, seguido da Vivo com 6,6 Mbps, com a Oi com 5 Mbps e a TIM com 4,6 Mbps.

Menor Latência

Reprodução

Em seguida, vem o critério de latência, que é o atraso no tempo entre você fazer uma requisição para a rede e ela entender o seu comando. Imagine-se tentando entrar em um site; uma rede com alta latência vai demorar para entender que você quer entrar nesse site, enquanto uma rede com baixa latência começará a baixar os dados da página que você quer acessar rapidamente.

Em relação a latência, a Claro obteve a melhor “experiência de latência”, com 68 milissegundos. A empresa foi seguida por TIM, com 68,8 ms, com Vivo e Oi praticamente empatadas com 78,9 ms e 79 ms respectivamente. Analisando apenas o 4G, a TIM toma a liderança com 60,7 ms, seguida de perto pela Oi com 60,9 ms, com a Claro com 61,2 ms e a Vivo com 65,3 ms.

Disponibilidade de rede 4G

Reprodução

O último critério e talvez mais importante deles é cobertura. De nada adianta ter uma supervelocidade no 4G se você só tem acesso à rede 4G em dias de eclipse solar parcial. Uma boa rede precisa ter uma boa cobertura. E é aqui que o jogo vira. Se a Claro aparece no topo dos outros critérios, aqui a TIM domina as concorrentes com folga, com sua rede 4G disponível para seus clientes durante 78,6% do tempo; na segunda colocação está a Vivo com 68% praticamente empatada com a Claro com 67,9%, com a Oi fechando o ranking com 59,7%.