“Feature phones” são celulares básicos com acesso limitado à internet e sem lojas de aplicativos. São modelos bem mais baratos que os smartphones Android e os iPhones que dominam o mercado atual, mas ainda encontram público em muitos países em desenvolvimento, como a Índia.

Foi lá que uma empresa local chamada Jio lançou nesta semana o primeiro feature phone que já vem com WhatsApp pré-instalado. Trata-se do JioPhone 2, segunda geração do celular de baixo custo que é bem popular na Índia, informou o Android Authority.

publicidade

O JioPhone 2 usa o sistema operacional KaiOS, um software baseado no código do navegador Firefox, da Mozilla. O Google recentemente anunciou um investimento de US$ 22 milhões no desenvolvimento do sistema, que é também usado em celulares básicos da Nokia.

O WhatsApp também será incluído como uma atualização para o JioPhone de primeira geração, e deve ganhar suporte a outros celulares com KaiOS num futuro próximo. Além disso, o novo aparelho troca o teclado numérico original por um teclado QWERTY físico, logo abaixo de uma tela de 2,4 polegadas.

publicidade

Completando a ficha técnica do JioPhone 2 temos uma bateria de 2.000 mAh, 512 MB de RAM, 4 GB de espaço interno, câmera traseira de 2 MP, câmera frontal de resolução VGA, suporte a NFC e a dois chips SIM de operadora. Ele também vem com Facebook e YouTube instalados.

O celular só chega às lojas da Índia em 15 de agosto, quando finalmente saberemos como o WhatsApp funciona em um feature phone. O JioPhone 2 custará 2.999 rúpias, equivalentes a cerca de R$ 170 em conversão direta.