A marca de dispositivos de mídia Lexar – trazida de volta à vida pela chinesa Longsys -, anunciou nesta semana seu primeiro cartão de memória do tipo SD. E ele é também pioneiro pelo armazenamento: o produto possui 1 Terabyte de espaço.

Em 2016, a SanDisk exibiu em público um protótipo de cartão SD de 1 TB que jamais chegou a ser vendido. Por isso, o chip da Lexar, que já começou a ser vendido, é o primeiro com essa capacidade de armazenamento no mundo que você pode, de fato, comprar.

publicidade

Mas isso vai depender do seu poder aquisitivo. Como todo pioneiro, o novo cartão SD de 1 TB da Lexar custa caro: US$ 500 nos Estados Unidos, em promoção em algumas lojas que o vendem por US$ 400. Ainda é bem caro para um produto do tipo.

Segundo a Lexar, o seu novo cartão tem velocidade de escrita de 70 Megabytes por segundo e de leitura de 95 MB/s. No entanto, a etiqueta do produto diz que ele é da categoria de velocidade V30/U3, o que só garante estabilidade em 30 MB/s, como explica o The Verge.

publicidade

O chip faz parte da linha linha 633x de cartões SDHC e SDXC UHS-I da Lexar. A marca, que foi aposentada em junho de 2017 pela antiga dona, a Micron, até ser comprada pela chinesa Longsys em agosto do mesmo ano e voltar ao mercado em 2018, não tem atuação no Brasil.