Na semana passada, o co-fundador e CEO do WhatsApp, Jan Koum, deixou a empresa. Ele foi o segundo dentre os líderes que estão na empresa desde sua fundação a sair. E ontem o Facebook anunciou a pessoa que assumirá a liderança do aplicativo de mensagens daqui para frente. 

Trata-se de Chris Daniels, um executivo que segundo o Recode está no Facebook há mais de sete anos e que antes trabalhava como diretor do projeto internet.org do Facebook. O Internet.org era uma tentativa do Facebook de criar uma espécie de “internet paralela” que seria gratuita mas daria acesso apenas a alguns sites (um dos quais, obviamente, era o Facebook). O projeto gerou controvérsia e acabou ficando meio de escanteio. 

publicidade

Ainda assim, o Recode considera que a escolha de Daniels para o cargo é interessante, já que trata-se de alguém com bastante experiência trabalhando em projetos de internet em locais com conectividade limitada. E, segundo o site, os maiores mercados do WhatsApp são dois locais desse tipo: Índia e Brasil. A confiabilidade do WhatsApp mesmo em conexões mais fracas teria sido um dos motivos pelos quais ele se tornou tão popular por aqui e na Índia. 

Daniels, em seu novo cargo, responder ao diretor de produtos do Facebook, Chris Cox. A ideia é que o WhatsApp siga ganhando novos recursos enquanto mantém alguns dos seus valores nucleares, como simplicidade, privacidade e ausência de propagandas. Este último pode acabar ficando um pouco em risco, considerando que o WhatsApp foi comprado por US$ 19 bilhões e agora pertence ao Facebook, que é a empresa que mais ganha dinheiro com anúncios no mundo.