Um novo dispositivo vestível desenvolvido pelo MIT, nos Estados Unidos, consegue “ouvir” palavras na sua cabeça. Ele foi feito para identificar a subvocalização, que é quando a pessoa diz algo em voz baixa para si mesma.

O aparelho feito pelos pesquisadores do MIT mede sinais neuromusculares que são ativados durante a subvocalização. Assim, quando o usuário “diz” uma palavra na cabeça dele, ele consegue identificar o que foi dito, e pode realizar uma ação a partir daí.

O sistema possui eletrodos que conseguem detectar sinais de verbalização interna, que então são enviados para um computador que usa redes neurais para detectar as palavras. O dispositivo ainda tem um fone de ouvido por condução óssea, que não obstrui o canal auditivo ao mesmo tempo que consegue transmitir som para o usuário.

publicidade

“Nossa ideia era: podemos ter uma plataforma computacional que é mais interna, que combina humano e máquina de certas maneiras e que parece uma extensão interna da nossa própria cognição?”, explicou um dos autores da pesquisa, Arnav Kapur, em um comunicado.

Uma possível aplicação para o dispositivo é o reconhecimento por voz de assistentes digitais – não seria mais necessário dizer “Ok Google” em voz alta para ativar o Google Assistente, por exemplo.