O BankMyCell, um site especialista em entender as tendências do mercado de smartphones, coletou e processou mais dados relacionados às marcas preferidas pelos consumidores e como eles agem quando vão trocar seus smartphones antigos. A pesquisa verificou principalmente a influência e a fidelização à marca na hora da troca.

A comparação foi feita entre a Apple, Samsung, LG, Motorola, Google e HTC. Os consumidores que avaliavam ou negociavam seus dispositivos antigos respondiam qual era a marca do seu dispositivo atual e se o modelo que eles consideravam comprar era um sucessor direto

Apenas 10,8% dos entrevistados da HTC se mantiveram fiéis, e entre os que trocaram de marca 32,1% optaram pela Samsung e 17,1% pela Apple. A LG, Motorola e HTC caíram abaixo de 41% de fidelidade à marca no trade-in. Já a Samsung tinha 63,9% de fidelidade à marca, com 17% dos consumidores que migraram indo para a Apple e 8% para a LG. Por fim, o Google teve 51,0% de fidelidade à marca, com apenas 10,1% dos que a abandonaram indo para a Apple.  

O gráfico abaixo fornece uma visão geral de como o processo acontece.

publicidade

Reprodução

Assim, conclui-se que a Apple e a Samsung se destacam como os fabricantes com maior fidelidade a marca, com 74,6 e 63,9% de lealdade, respectivamente.

Também foi feita uma análise em relação aos principais dispositivos de cada marca, levando em conta o iPhone XS, iPhone X, Galaxy S9, Galaxy S8, LG G6, Moto G6, Pixel 2 XL e HTC U12. Os resultados comprovam que a fidelização dos consumidores da Apple, com a Samsung logo atrás. Confira: 

  • iPhone XS: 65,9% ficaram com a Apple, 18,6% migraram para um dispositivo Samsung
  • iPhone X: 76,9% ficaram com a Apple, 13,6% migraram para um dispositivo Samsung
  • Galaxy S9: 73,1% ficaram com a Samsung, 12,2% migraram para um dispositivo da Apple
  • Galaxy S8: 70,8% ficaram com a Samsung, 15,1% migraram para um aparelho da Apple
  • LG G6: 45,7% ficaram com a LG, 22,6% migraram para um aparelho Samsung
  • Moto G6 : 42,0% ficaram com a Motorola, 22,0% migraram para um aparelho da Apple
  • Pixel 2 XL: 63,6% ficaram com o Google, 11,0% migraram para um dispositivo da Apple
  • HTC U12: 9,6% permaneceram com a HTC, 37,1% migraram para um dispositivo Samsung

 

Reprodução

 

Via: BankMyCell