Até hoje, no Brasil, a tradição sempre foi usar bancos comuns para também fazer investimentos. No exterior – especialmente em países desenvolvidos – a lógica é outra, com corretoras e bancos de investimentos cuidando das aplicações e os bancos de varejo limitados às operações de recebimentos e pagamentos. As vantagens desse modelo são óbvias, com empresas mais focadas e especializadas, garantindo um melhor gerenciamento e, é claro, melhores rendimentos para as aplicações.

A boa novidade é que esse modelo começa a chegar por aqui, graças à tecnologia. Algumas empresas – especialmente corretoras de valores que, até então, só eram acessíveis a um público de alta renda, com grandes volumes disponíveis para investir – começam a lançar mão de recursos digitais para oferecer esse mesmo tipo de serviço a um público mais amplo.

Nesse novo universo, alguns pontos chamam a atenção e outros precisam ser levados em conta. Baseadas principalmente em aplicativos para smartphones, já há várias opções no mercado brasileiro que oferecem investimentos em renda fixa ou aplicações no chamado Tesouro Direto, por exemplo. São plataformas fáceis de usar, intuitivas, sem complicações. Basta fazer o download do aplicativo na Google Play ou na App Store, preencher um cadastro rápido e passar a operar. As melhores plataformas oferecem, também, painéis detalhados, em que é possível acompanhar em tempo real a evolução das aplicações e dos investimentos. Por outro lado, a tecnologia por si só não é suficiente. Ela democratiza o acesso, mas você precisa prestar atenção nas credenciais da empresa. E aí, quando o assunto é dinheiro, solidez quase sempre tem a ver com longevidade.

A plataforma da Easynvest é o melhor exemplo dessa combinação, aliás, é o único. Trata-se do único aplicativo do gênero no Brasil, e a corretora é uma das mais tradicionais e respeitadas empresas do país, com mais de 50 anos de atuação em diferentes segmentos do mercado de capitais. A empresa conseguiu criar um aplicativo que é leve, extremamente fácil de usar e super seguro. Outro destaque é o fato de que você pode começar a investir com apenas R$ 30,00 e não há cobrança de taxa de administração para renda fixa. No vídeo abaixo, você conhece um pouco melhor a plataforma. Clicando aqui, você confere ainda mais detalhes.